Posso utilizar o Power BI Pro ou Premium por Usuário para Embeddar?
Last updated
Last updated
Sim, é possível gerar tokens para Embeddar relatórios em uma capacidade Pro ou Premium por Usuário, mas de acordo com a documentação oficial da Microsoft:
“Os tokens incorporados com licença Pro ou Premium por usuário (PPU) destinam-se a testes de desenvolvimento, portanto, uma conta mestra ou Service Principal do Power BI só pode gerar um número limitado de tokens.
Adquira uma capacidade para incorporação em um ambiente de produção. Não há limite para quantos tokens incorporados você pode gerar ao comprar uma capacidade.
Nos testes de desenvolvimento, você pode usar tokens de avaliação incorporados gratuitos com uma licença Pro. Para incorporar em um ambiente de produção, você deve adquirir uma capacidade.
A página de perguntas e respostas do Power BI Embedded reafirma que contas Pro não podem ser utilizadas para soluções de Embedded em produção:
“Os tokens inseridos com a licença Pro ou PPU (Premium por usuário) destinam-se para teste de desenvolvimento, portanto, uma conta mestre ou entidade de serviço do Power BI pode gerar apenas um número limitado de tokens. Compre uma capacidade para inserir em um ambiente de produção. Não há limites para a quantidade de tokens inseridos que você pode gerar ao comprar uma capacidade. Em testes de desenvolvimento, você pode usar tokens de avaliação de inserção gratuitos com uma licença Pro. Para fazer uma inserção em um ambiente de produção, você deve comprar uma capacidade."
A página Cenários de uso do Power BI: inserir para clientes – Power BI | Microsoft Learn também reforça que o uso de uma capacidade é obrigatório para utilizar tecnologias de Embedded
Além disso, o conteúdo que será mostrado na aplicação NÃO PODE estar em um workspace pessoal
Caso você esteja utilizando uma plataforma que utilize uma conta Pro para gerar os tokens de inserção de relatórios, sem utilizar uma capacidade para isso, você provavelmente está violando os termos de uso do Power BI e sua empresa pode sofrer multas e sanções pela Microsoft.