A capacidade não está ligando quando um usuário acessa um relatório

Introdução

O recurso da otimização de custos facilita o gerenciamento da capacidade do Microsoft Fabric ou Power BI Embedded de forma eficiente.

Esse recurso visa reduzir custos e ajustar o tamanho da capacidade para atender a picos de demanda, proporcionando uma administração mais eficaz, especialmente em modelos de cobrança baseados no uso.

Se você está utilizando o período de avaliação do Fabric, você não conseguirá iniciar ou pausar a capacidade, pois é um recurso interno que você não tem controle.

Esse artigo só se aplica se você já contratou sua capacidade dedicada no portal do Azure.

Como funciona a otimização de capacidade

  • Quando essa otimização está ativada, somente usuários com permissões de nível de usuário ou grupo poderão visualizar um relatório se a capacidade estiver desligada. Se a capacidade estiver desligada e o usuário tiver permissão para reativá-la, o sistema irá mostrar o pop-up abaixo e a capacidade será ligada por demanda e o relatório será carregado automaticamente.\

  • Se um usuário sem a permissão de ativar a capacidade automaticamente tentar acessar um relatório enquanto a capacidade estiver desligada, ele não conseguirá visualizar o relatório.\

  • Você pode definir o período de minutos durante o qual sua capacidade pode permanecer inativa (ou seja, sem relatórios abertos). Quando o sistema detecta que nenhum relatório foi acessado durante esse período, a capacidade é automaticamente pausada.

  • Durante o período em que a capacidade está pausada, você não será cobrado. Embora a reativação da capacidade seja rápida e quase imperceptível, alguns usuários podem achar o processo inconveniente. Para minimizar esse impacto, você pode agendar a reativação da capacidade.

Caso o usuário esteja tentando acessar o relatório quando a capacidade está desligada e não está sendo ligado automaticamente, você pode verificar os passos para identificar qual a configuração que não foi feita corretamente.

1. Verifique se as permissões foram atribuídas no Azure

Acesse a página Permissões no Azure para verificar como atribuir as permissões corretamente e o Power Embedded conseguir controlar a capacidade.

2. Verifique se a capacidade foi importada para o Power Embedded

Acesse a página de Capacidades e verifique se a capacidade contratada aparece na lista.

Caso não esteja, clique no botão Recarregar para atualizar a lista de capacidades.

3. Verifique se a capacidade está configurada corretamente

Caso você veja a mensagem "Não configurado" ao lado da capacidade, quer dizer que a capacidade precisa ser configurada para funcionar no Power Embedded.

Precisa de ajuda? Acesse a página Configurar a capacidade no Power Embedded.

4. Verifique se o workspace está associado à capacidade no Power BI serviço

Para associar um workspace a uma capacidade contratada, acesse o Power BI serviço.

Acesse o workspace que você quer alterar a capacidade e clique no botão Configurações de Workspace.

Na tela que foi aberta, clique na opção Informações da Licença e depois clique no botão Editar

Na lista de capacidades, escolha a sua capacidade contratada e depois clique no botão Aplicar.

5. Verifique se o workspace está associado à capacidade no Power Embedded

Após concluir o processo anterior, é importante acessar a página de Workspaces e clicar no botão Recarregar para confirmar que o workspace agora está associado à capacidade correta.

Para que a otimização de custos seja aplicada corretamente, o nome da capacidade deve aparecer no campo de capacidade do Workspace, conforme mostrado na imagem abaixo.

6. Verifique se a otimização de custos da capacidade está ligada

Após realizar todos os passos anteriores, clique no botão Ações > Editar.

Ao clicar no botão de ações e selecionar “Editar”, você poderá definir as configurações de otimização de custos no portal.

Você precisa marcar o toggle "Ativar otimização de custos (Pausar e iniciar automaticamente)", selecionar o tempo de inatividade para pausar o recurso e salvar as alterações.

7. Verifique se o usuário possui permissão de ligar a capacidade (ou está em um grupo com essa permissão)

É importante verifique se o usuário que está tentando acessar o relatório possui permissão para ligar uma capacidade desligada.

Para fazer isso, acesse a página de Usuários, clique em Ações > Editar e olhe a aba Permissões:

Verifique os grupos que esse usuário está e acesse a página de Grupos para verificar se algum dos grupos tem essa permissão de ligar a capacidade e também tem acesso à esse relatório.

8. Verifique se a permissão global de bloquear ligar a capacidade NÃO está marcada

Acesse a página de "Configurações", navegue pela aba "Parâmetros" e expanda a seção "Permissões Globais".

Verifique se a permissão "Não pode ligar capacidade de relatório" NÃO está marcada.

Após finalizar os passos acima, a capacidade já estará configurada e deverá ligar automaticamente quando estiver desligada e um usuário, com permissão de ligar a capacidade, tentar acessar o relatório.

Last updated