Criar/editar usuário
Last updated
Last updated
Nesse método, você pode criar usuários manualmente, um por um, e atribuir suas permissões, funções, departamentos, etc.
O processo de cadastro de usuário é bastante simples. No entanto, a documentação abaixo oferece um guia detalhado para orientá-lo durante esse processo.
É importante observar que o cadastro de usuário envolve várias abas relacionadas ao acesso e às permissões dentro da aplicação. As abas são: Geral, Permissões, Grupos, Empresas, e Assistentes.
Nesta aba, você pode cadastrar o e-mail, nome, função, departamento e data de validade do usuário. Também define a página inicial após o login e o método de autenticação a ser utilizado.
Data de validade: Defina uma data de validade para o usuário. Após essa data, o usuário não poderá acessar o sistema.
Página inicial após login: Selecione uma página ou relatório específico para o usuário ser redirecionado imediatamente após o login. Certifique-se de que o usuário tenha acesso ao relatório ou aplicativo selecionado.
Método de autenticação: Escolha o método de autenticação que o usuário deve usar.
Nesta aba, você define as permissões que o usuário terá ao visualizar um relatório.
Isso inclui a capacidade de baixar arquivos PBIX, atualizar conjuntos de dados, entre outros.
As permissões concedidas para o usuário são aplicadas em TODOS os relatórios que esse usuário tenha acesso. Se você precisa limitar essas permissões para relatórios específicos, libere essa permissão utilizando Grupos.
Aqui você associa o usuário a um ou mais grupos de acesso.
Para adicionar o usuário ao grupo, basta marcar os grupos e depois clicar no botão "Salvar".
Para remover o usuário do grupo, basta desmarcar os grupos e depois clicar no botão "Salvar".
Quando o usuário faz parte de um grupo, as permissões de acesso ao relatório, configurações de RLS e permissões são herdadas do grupo, que se somam com as permissões que o usuário já possui.
Você também pode gerenciar a associação entre Usuários e Grupos na tela de gerenciamento de grupos, só que o contexto passa a ser o grupo específico e não o usuário.
Aqui você associa o usuário a um ou mais relatórios. Nem os usuários administradores possuem acesso aos relatórios importados automaticamente. Todo acesso a relatório deve ser explícito.
Para liberar acesso ao relatório, basta marcar o relatório e depois clicar no botão "Salvar".
Para remover o usuário ao relatório, basta desmarcar o relatório e depois clicar no botão "Salvar".
Você também pode gerenciar as permissões do relatório na tela de gerenciamento de relatórios, só que o contexto passa a ser o relatório específico e não o usuário.
Nesta aba, você define a empresa à qual o usuário estará associado.
Isso afeta a identidade visual do usuário dentro da aplicação. Para associar a identidade visual de uma empresa ao usuário, basta vinculá-lo a essa empresa. Saiba mais
Você também pode gerenciar a associação entre usuário e empresa na tela de gerenciamento de empresas, só que o contexto passa a ser a empresa específica e não o usuário.
A associação do usuário com a empresa não tem influência nas permissões de acesso do usuário com o relatório, nem com o RLS ou permissões. Serve apenas para filtragens e para controlar a identidade visual do portal de acordo com a empresa do usuário.
Caso o usuário esteja em mais de uma empresa ou em nenhuma, a identidade visual será herdada das configurações gerais da organização.
Se você estiver utilizando assistentes do Power Pilot (IA Generativa) no Power Embedded, essa aba permite definir quais assistentes estarão disponíveis para o usuário.
Nesta tela você especifica quais assistentes podem ser utilizados pelo usuário. O que é um assistente
Ao cadastrar um usuário, seja clicando no botão “Criar usuário” ou “importar um arquivo CSV”, é possível enviar um e-mail de boas-vindas para o novo usuário.
Para ativar essa funcionalidade, marque a caixa de seleção “Enviar e-mail de boas-vindas”.
Quando essa opção estiver habilitada, o e-mail de boas-vindas será enviado automaticamente ao novo usuário.
Se o usuário for utilizar o método de login com nome de usuário e senha, ele poderá criar sua própria senha através do e-mail que receberá ao clicar em “Registrar”.
Caso o usuário criado tenha permissão diferente de "Visualizador", no email de boas-vindas será incluído o link para entrar no portal de administração.